O melhor dos blog's, (para mim)se quer ver o seu texto aqui de-me o link do seu blog) Obrigado a todos pela qualidade e sentido de critica, opinião e humor dos vossos textos.

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

http://joshuaquim7.blogspot.com/

SOLIDARIEDADE, AINDA EXISTE?


O teu blogue é o teu buraco bem fechado?
Já decidiste definitivamente que eu não presto?
Vais condenar-me e isso é definitivo?
Dás a mão a quem ta pede?
A China brutal cala a boca do Mundo com bons negócios?
A Revolução Proletária Chinesa foi a sofisticação da escravidão?
Foi o estrangulamento ordeiro pena capital de liberdades fundamentais?
Quem mata mais e melhor serão os Israelitas ou os Palestinianos?
Bush não quererá pretextualizar uma invasão às armas de opressão maciça de Myanmar?
Solidariedade ainda existe?
Se eu te pedir auxílio, um gesto, serás capaz?
Sócrates pensou nos perseguidos e oprimidos da grande Rússia de Putin?
Sócrates sabe o que significa 'Povo'?
Quantos telemóveis terá de destruir de raiva,
agora que se sabe da mercearia de influências e pressões exercidas sobre o PR Sampaio?
Quantos processos pretende lançar aos Antónios Balbinos Caldeiras sobejantes?
Solidariedade, ainda existe?
Falo contigo, grito, meu leitor: a solidariedade ainda existe?
Conheces o valor de um gesto?
Conheces o peso de um clique, do movimento consciente do teu rato a favor de alguém?
Conheces como romper as solidões ou cessar a tua?

Não, meu leitor, a Solidariedade já não existe.
Deu lugar ao Prazer!
Deu lugar às Conveniências.
Deu lugar às aritméticas da ganância e da exploração desenfreada.
Deu lugar à divina ponderação para tudo do respectivo custo-benefício.
Deu lugar a sentires-te esmagado, todos os dias esmagado, em tudo oprimido pela dignidade dos números.
Bem-vindo ao tempo novo da Razão e da Lógica fria dos Números, meu leitor.
Os Templos astecas estão vazios porque todos os Templos
terão de ficar vazios e que luza somente a Razão, essa excessiva puta exclusiva!
Monges budistas e padres oficiam o último ofício da superstição moribunda, não vês?!
Morra Deus nas psiques, nas palavras, nas esperanças,
que a Filosofia encherá de Fundo todas as fomes, não é assim?!
Agora é que começa o grande Vazio, meu leitor,
aquele em que amamos mais a gatos e a cães que aos nossos filhos embrionários.
Aquele em ficamos fechados em casa a viver do ar viciado das nossas ilusões enciclopédicas.
Aquele em que nos resguardamos no virtual e ressecamos na ressaca dos afectos naufragados,
para nunca mais tocarmos ninguém e a ninguém escutarmos.
Diz-me que ainda há solidariedade, meu leitor!
Diz-me que somos mais importantes que o que Políticos e Marcas Globais vêem em nós-gado.
Eu não vejo. Eu não sinto.

Todos os dias estendo as minhas mãos para ti, meu leitor, mas tu segues adiante, frio.
Certamente, já me condenaste.
Certamente me consideras obsceno e desprezível.
Certamente não terás tempo para mim-palhaço.
Certamente não terás tempo para mim-mendigo.
Certamente pensarás ridículo o meu blogue e a minha palavra.
Certamento deliro para ti e sentir-te-ás melhor a desprezar-me com um manto de silêncio,
e é melhor nunca mais me procurares, não é assim?!
Tu caminhas, sem te dares conta, na berma da mesma Vala Comum
de que te escandalizaste no passado, meu leitor.
És tu que lapidas, és tu que disparas as rajadas que varam e fazem tombar.
E és tu porque pensas poder ficar de fora deste grande contágio de fim e de frieza,
como uma grande gripe, da solidariedade. E não podes.
Morrerás como nós, como ela.
Pois quando a solidariedade morre, meu leitor,
não pode haver sobreviventes

Sem comentários:

Arquivo do blogue